Hoje utilizar ferramentas online como Orçafascio, para fazer orçamento de obras é uma mão na luva para muitos Engenheiros, mas só há vantagens? ou existe desvantagens? Separei 3 vantagens e desvantagens pra gente discutir por aqui!
Vantagens
Acessibilidade e Mobilidade: Ferramentas online permitem acessar o orçamento de qualquer lugar com conexão à internet, facilitando o trabalho remoto e a consulta de informações diretamente no canteiro de obras.
Histórico e Rastreabilidade dos Dados: A maioria das plataformas online armazena o histórico de alterações e versões de orçamentos, o que facilita o rastreamento de ajustes, facilita auditorias e ajuda na análise de custos em projetos futuros.
Biblioteca de Composições e Insumos Atualizados: Muitas ferramentas online possuem bases de dados com composições e preços de insumos atualizados, facilitando a obtenção de referências de mercado e permitindo uma composição de preços mais precisa e confiável.
Desvantagens
Dependência de Internet: Sem conexão, o acesso ao orçamento pode ser comprometido, o que é problemático em locais com baixa conectividade.
Custo de Assinatura: Algumas ferramentas online exigem assinaturas mensais ou anuais, o que pode ser um gasto adicional para empresas e profissionais autônomos.
Segurança de Dados: Com dados armazenados na nuvem, existe o risco de violações de segurança e perda de informações sensíveis se a ferramenta não tiver proteções adequadas.
Se você não quer depender da internet e nem das composições pre-estabelecidas, se você quer aprender a ajustar suas composições e personalizar sua mão de obra, se você quiser de fato ser um orçamentista focado em fazer uma gestão de obras assertiva, então eu te convido a participar do Curso Orçamento Raiz, quem tiver interesse escrever nos comentários "EU QUERO" que mando o link com desconto bacana pra vocês!